“UM MENINO DO BRASIL” é uma história protagonizada por um menino surdo que vive com os paisna área agrícola do estado do Piauí, seu nome é Sidálio Santos.Com muita dedicação e esforço, sua mãe conseguiu ensiná-lo a dizer o próprio nome, mas na escola ele se sentia inibido, as vezes falava muito baixo, em outras, falava alto demais.
Sidálio e as outras pessoas que residem no mesmo lugar, sofrempermanente influência ambiental por viverem em uma região catingueira do Nordeste que no momento da história atravessa um longo período de seca.
Ainda que Sidálio seja um menino com características culturais peculiares,era uma criança muito esperta e se relaciona bem com os colegas da escola durante o recreio. Tal comportamento desperta o olhar de atenção da sua professora que passou a observá-lo atentamente. Sidálio Santos era ágil, forte, demonstra ter muita aptidão para o esporte e sabia compartilhar como ninguém.
Durante a história, eu aproveito para aludir algumas peculiaridades do ambiente que fazem parte do cotidiano do menino criando um cenário de realidade do Brasil ainda desconhecido por muitas crianças que vivem em outras regiões brasileiras.
A história abre nichos para uma imersão a Caatinga do Brasil, o único bioma exclusivamente brasileiro.